Sobre a Editora

Missão

A UCP Editora é uma editora académica ao serviço da Universidade Católica Portuguesa (UCP), tendo como missão a publicação do conhecimento científico e cultural produzido no seio da Universidade e fora dela, comprometida com uma visão integral do ser humano e da casa comum.

A UCP Editora ambiciona um reconhecimento nacional e internacional, seguindo os padrões mais exigentes da produção do saber e da sua divulgação, respeitando as normas de integridade científica. A UCP Editora pretende ser um instrumento de projeção internacional ao serviço da reputação da UCP.

O nosso catálogo integra publicações académicas, divulgando trabalhos de investigação inovadores e rigorosos, realizados, maioritariamente, no âmbito da atividade científica da UCP.

Cinco grandes áreas temáticas agregam as nossas publicações:

• Arte e Humanidades
  •  Ciências Sociais
  •  Ciências da Saúde
  •  Direito
  •  Teologia

A UCP Editora funciona assim como meio de comunicação privilegiado entre a comunidade académica da Universidade Católica Portuguesa e a sociedade.

Atividade editorial

Fundada em 1998 na sede da Universidade Católica Portuguesa em Lisboa, a UCP Editora apresenta um catálogo de mais de 1000 títulos e cerca de 1800 autores, tendo atingido um ritmo editorial superior a 60 obras publicadas anualmente.

Em 2022, os livros disponibilizados em Acesso Aberto passam a estar reunidos num portal com a designação Open Books.

2022 é também o ano em que deixa de existir distinção entre as edições de Lisboa e Porto permitindo que a marca UCP Editora ganhe mais força no mercado editorial.

No ano anterior, a UCP Editora deu um passo enorme na sua expansão ao lançar um novo site, com loja online e entregas em toda a Europa.

O ano de 2014 marca a transição para o formato digital através da edição regular de eBooks comercializados em diversas plataformas digitais.

A aposta na edição de livros híbridos, simultaneamente em formato físico e em eBook, permitiu ajustar as tiragens à procura do mercado, disponibilizando o livro em acesso aberto após um um curto período de tempo.

Em 2010, a Universidade Católica Portuguesa - Porto adotou a marca UCP Editora como chancela das suas edições alargando o portfolio da UCP Editora para outras áreas científicas de relevo, nomeadamente a das Artes.

Proprietário, Edição e Redação
UCP Editora